Jean Baptiste Lamarck (1744-1829)
Foi ele quem propôs uma grande mudança no meio ambiente, mudança essa que faria as espécies mudarem. Um exemplo de teoria de Lamarck que todos conhecem ou já ouviu falar, é a teoria das girafas.
No ambiente onde as girafas viviam (elas com pescoço curto) não alcançariam as folhas das árvores para poderem se alimentar. Para que elas se alimentassem o pescoço das girafas teria que crescer, seria como se elas tivessem que mudar um órgão de seu corpo. No ponto de vista de Lamarck o ambiente tinha o poder de mudar o ser vivo diretamente, sendo assim, as girafas iriam mudar de geração para geração.
Lamarck pensou em duas leis, chamadas de lei do uso e desuso, que apresentava as novas necessidades e os novos hábitos para cada ser vivo da terra ao longo da mudança que ocorria no meio ambiente dia após dia. Com o passar do tempo e dentro dessas mudanças o ser vivo passaria a usar mais um órgão e menos algum outro, esse menos usado logo iria atrofiar. Na segunda lei ele disse que essas novas características seriam passadas para novas gerações de seres vivos que logo chegariam, essa lei foi chamada de Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário